Um outro olhar sobre o mundo

Um outro olhar sobre o mundo

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cérebro

O cérebro constitui a unidade mais volumosa do Encéfalo (4/5 do encéfalo) e possui dois hemisférios (direito e esquerdo) unidos pelo corpo caloso. Esta ligação é feita por uma faixa de fibras que estabelece a comunicação dos hemisférios. A superfície dos hemisférios está coberta pelo córtex cerebral, composto por neurónios.

Cada hemisfério controla a metade oposta do corpo humano - assim a mão esquerda é controlada pelo hemisfério direito.

Por outro lado, algumas funções e capacidades intelectuais parecem estar localizadas em hemisférios específicos, o que levou ao estabelecimento a diversas tentativas de mapeamento do cérebro. Contudo, é pela interligação dos dois hemisférios que o funcionamento cerebral se estabelece de forma harmoniosa. A quebra da sua ligação leva a que os hemisférios operem independentemente, surgindo disfunções como a dislexia.

O córtex está dividido em quatro zonas - os lobos cerebrais  (existindo um por cada hemisfério do cérebro):
• Frontal - área motora
• Temporal - área auditiva
• Parietal - área sensorial ou somatossensorial
• Occipital - área visual

A zona pré-frontal do córtex corresponde à área do pensamento e resolução de problemas.

Os lobos são semelhantes entre si, distinguindo-se em cada um deles dois tipos de áreas:

1.Primárias - áreas de projecção sensorial ou motoras. Actuam como centros de recepção de informação sensorial antes de serem organizadas ou como centros de transmissão de ordens motoras. Correspondem a 25% do córtex

2.Secundárias - áreas de associação que coordenam e integram a informação recebidas nas áreas primárias. Estão ligadas a processos mentais, abstractas como as áreas de Broca e Wernicke. Correspondem a 75% do córtex.


Sem comentários: