Um outro olhar sobre o mundo

Um outro olhar sobre o mundo

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Kant - imperativo categórico e imperativo hipotético


A lei moral segundo Kant
O que é
O que não é
Um imperativo categórico
 - Ordena que se cumpra o dever sempre por dever, ou seja, ordena que a vontade cumpra o dever exclusivamente motivada pelo que é correcto fazer.
- Ordena que se aja por dever.
- Ordena que sejamos imparciais e desinteressados, agindo segundo máximas que todos podem adoptar.
- Ordena que respeitemos o valor absoluto de cada ser racional nunca o reduzindo à condição de meio que nos é útil

Um imperativo hipotético
O cumprimento do dever é uma ordem condicionada pelo que de satisfatório ou proveitoso pode resultar do seu cumprimento.
- As acções que nele se baseiam são acções conformes ao dever, feitas a pensar nas consequências ou resultados de fazer o que é devido.
- As acções que cumprem o dever baseadas em interesses seguem máximas que não podem ser universalizadas.
- As acções conformes ao dever não respeitam absolutamente o que somos enquanto seres humanos

*Retirado do sitio da Plátano Editora

12 comentários:

Anónimo disse...

Excelente explicação.

Anónimo disse...

Bitches

Danieldebrites disse...

meu cu, amanhã eu tenho prova

Mariana disse...

Muito útil.

Anónimo disse...

nao me consigo decidir!!!!






Anónimo disse...

Muito útil para o exame. Obrigada XD

Unknown disse...

Muito útil para a prova, obrigada.

Anónimo disse...

Muito útil e bem estroturado obrigado bela ajuda na formulação dos meus apontamentos de estudo bligado <3

Anónimo disse...

Bastante útil! Obrigada!!! :)

Unknown disse...

Fdps destes gajos

Portal Lugar Saudável disse...

Facilitou e clareou muito com a explicação, muito obrigado mesmo!!!!

Anónimo disse...

muito bem explicado ajudou-me bastante