Um outro olhar sobre o mundo

Um outro olhar sobre o mundo

sexta-feira, 24 de junho de 2011

UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA...

            Fiona Lummis e Damien Welch, dois “vulgares” bailarinos numa peça de um coreógrafo holandês pouco vulgar, nascido em 1932: Hans Van Manen.
            Vi esta coreografia pela primeira vez há pouco tempo, fruto das correntes conversas começadas por: “Tenho uma coisa que deves gostar...”
            A verdade é que gostei mesmo. Devo dizer, foi aquilo que penso ser digno de uma “experiência estética” (embora a designação não me agrade especialmente).
            É incrível a forma como os dois corpos se completam, como se conseguíssemos ver um laço fluido e quase inquebrável entre eles. Tudo conta: o olhar, os braços em posições estudadas e intensas, as pernas fortes (mas não por isso pouco graciosas) que agem como se fossem o prolongamento dos sentimentos, o tocar e o aproximar… Faz tudo parte de um movimento só.
            O movimento que se segue é quase sempre inesperado, o que me provoca a sensação de que há sempre um pormenor novo de cada vez que vejo a peça…
            Admito que cheguei a acreditar que os dois bailarinos tinham já vivido uma grande história de anos em conjunto. E isso é extremamente difícil: fazer acreditar que se ama alguém. Esqueçamos as histórias de amor dramático das telenovelas e de alguns filmes; não, aqui parece-se amar de verdade, transmite-se a necessidade de cuidar de alguém sem que seja necessário falar, desgastando ainda mais a afirmação tão esperada, “Amo-te”.
            Fico com um misto de sentimentos. Um estranho nó na garganta, um suspiro apaixonado e a típica esperança de que “quando for grande vou ser assim” que me deixa com vontade de tentar fazer qualquer coisa parecida durante os dias seguintes, e isso é bom sinal… A grande conquista não é provocar alguma espécie de resposta no público? Ainda que seja uma opinião negativa? Provocar um distanciamento da realidade?
            E este é o meu momento. O momento em que tudo funciona: o acompanhamento de John Cage (em perfeita harmonia e sintonia com cada um dos pequenos movimentos), a peça de Van Manen e o movimento de um só corpo.
           
Catarina Silva
10ºCT3

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