Um outro olhar sobre o mundo

Um outro olhar sobre o mundo

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dilemas Morais

Dilemas morais para reflectir e comentar:

1. THE BOX de Richard Kelly
    
    Um casal com alguns problemas financeiros.
    Uma estranha caixa com um botão.
    Uma proposta: Carregar no botão implica que duas coisas aconteçam (algures no mundo uma pessoa que não conheces morre; recebes um milhão de euros).

2. INDECENT PROPOSAL de Adrian Lyne

    Um casal com alguns problemas financeiros.
    Um milionário.
    Uma proposta: (A tua mulher/marido passa uma noite com o milionário e o casal recebe um milhão de euros).


Regras: Os comentários são voluntários e devem ser feitos após ponderação. Podem e devem interpelar-se e tentar refutar-se uns aos outros. Não são permitidos ataques pessoais, apenas às ideias e argumentos. Não são permitidos comentários sob anonimato.




7 comentários:

Unknown disse...

João Pio 10ºLH

No filme "THE BOX" de Richard Kelly, eu clicava no botão, pois, era uma pessoa desconhecida que iria morrer, pois podia haver a hipótese de alguém muito chegado ser essa pessoa, mas como é um desconhecido... Toda a gente sabe que milhares de pessoas morrem por dia, porque não mais uma em troca de 1 milhão de euros?

Quanto ao "INDECENT PROPOSAL" de Adrian Lyne, a minha resposta seria um definitivo NÃO! Mesmo sendo só uma noite, há muita probabilidade que a minha mulher deixe de gostar de mim para passar a gostar do milionário (como acontece no filme).
.Entre os dois filmes, há uma grande distancia, um deles implica com a nossa vida intima, e outro implica apenas com a morte de alguém, ficando com os lucros para mim e a minha família.
Cumps.

Vanessa Santos disse...

No filme "The box" é uma escolha muito complicada , pois está uma vida em jogo e nao sabemos no fundo quem poderá ser essa pessoa .
Poderia estar a ser egoista se carregasse no botão mas tambem meto a minha familia em primeiro lugar e caso nao resolvermos os problemas financeiros vamos supor até que é a renda de casa , podemos ficar sem tecto para viver, os alimentos vao faltar e tudo o resto. Se era capaz de ver a minha familia a passar dificuldades, sabendo que posso resolver o problema ? Nao , nao era , por isso provavelmente carregaria no botão .

No filme "INDECENT PROPOSAL" a minha resposta seria não, porque temos o nosso orgulho e no fundo é o nosso marido que vamos "entregar" a outra pessoa, e se os meus problemas financeiros nao são tao graves (desde que possa ter uma casa, agua, luz e comida na mesa ...) nunca iria aceitar uma proposta dessas.


As duas escolhas são complicadas mas penso que no filme "The box" iria reflectir mais que propriamente no outro filme .


Vanessa Santos 10ºLH

Unknown disse...

Vanessa, eu já vi o filme, e sei que, o homem que vai entrar a caixa, refere à mulher que se carregar, ganha 1 milhão de euros e alguém DESCONHECIDO irá morrer, por isso, ninguém que te seja próximo pode ser essa pessoa.
Cumps
Pio

Ivo Gomes disse...

Ivo Gomes 10º CT3

No caso do filme "the box", eu não carregaria no botão mesmo sabendo que iria ser uma pessoa desconhecida. Para mim, só o facto de saber que iria causar tamanho sofrimento a uma familia algures no mundo, causaria-me um peso profundo na consciência e não conseguiria gastar o dinheiro. Para mim a honestidade e a minha consideração de que a vida é algo muito precioso poria de parte quaisquer pensamentos de luxúria e ganância.
No caso do segundo filme baseio-me na mesma regra. Para mim o amor é algo que não pode ser comprado e está acima de qualquer dinheiro,por isso não aceitaria a proposta por qualquer dinheiro que fosse, pois respeito a integridade e a honra, qualidades que seriam destruídas se aceitasse a proposta.

André Monteiro disse...

No caso da caixa, não era capaz de carregar nem que estivesse à beira de um colapso. Não temos o direito de retirar a vida a uma pessoa, mesmo que desconhecida.

Na proposta indecente, não seria capaz de aceitar que a minha mulher tivesse relações com outro homem para que entrasse dinheiro na conta bancária. Nada seria o mesmo depois disso, sentiria um sentimento de desonra perante a minha companheira.

André Monteiro 10ºCT3

Anónimo disse...

Como todos sabem morrem pessoas em todo o mundo a cada segundo que passa. Se a minha condição financeira fosse grave posso admitir que carregaria no botão. Por mais valores que tenhamos, nenhum de nós deixaria um familiar passar fome! Há que ter em atenção que nesta situação tanto pode morrer um criminoso como uma criança inocente, é claro que não é uma escolha simples, mas em princípio carregaria no botão.


No caso do segundo filme é óbvio que não me venderia por NENHUM dinheiro deste mundo, mas se o meu marido quisesse aceitar a proposta o problema era dele.
Para mim a minha honra e dignidade está a cima de tudo, mas não sou ninguém para impor regras a quem quer que seja, cada um tem consciência para fazer aquilo que quer, sobretudo porque acho que ninguém é de ninguém, no que toca ao amor.
E uma coisa, se o meu marido se desinteressa-se por mim só por causa de uma noite, é porque não me merecia nem gostava realmente de mim.
Tenho dito, meus caros :D

Alzira Faria 10ºLH

Telma Gonçalves disse...

Cada um tem a sua opinião, eu não carregava no botão no "the box" e no segundo filme, nao tenho de pensar duas vezes, a minha resposta é NÃO.
Tambem falei com a minha mae e ela disse que não a tudo.

Telma Gonçalves 10ºCT3